My People, Our Stories

workshop + produção de VR docs
2018

Uma parceria entre a Al Jazeera Media e a Sete Léguas Filmes, a série de documentários em realidade virtual investiga a vida nas favelas do Rio de Janeiro. Foram oferecidos workshops para dez jovens cineastas brasileiros, que receberam treinamento para operar câmeras 360º e, assim, representarem as histórias não-contadas sobre pessoas que vivem nas áreas menos favorecidas da cidade. Do aumento da população de rua, a falta de liberdade das minorias religiosas, e representatividade negra na política, cada história explora questões que estiveram em pauta nas últimas eleições presidenciais no Brasil.  

Mulheres negras que se candidataram para as eleições municipais de 2018 enfatizam a importância da representatividade negra na política. Conheça Monica Francisco e Taís Ferreira, mulheres de comunidades que se candidataram para deputadas estaduais no Rio de Janeiro. Apesar das consequências que podem surgir de suas atividades políticas após o assassinato de Marielle, elas ainda querem levantar a voz das mulheres e comunidades negras e lutar contra a violência. 

Nesse episódio, o espectador acompanha a jornada de Omri como membro de uma iniciativa que tenta integrar moradores de rua em outros contextos sociais para trazer mudanças positivas às suas vidas. 
 

Adeptos de religiões africanas no Brasil encaram aumento na discriminação e chamam a atenção de candidatos às eleições para garantir seus direitos como minorias religiosas. O espectador é imerso na história do Candomblé, uma das muitas religiões de matriz africana no país. 

Marcela Lisboa, criadora de conteúdo sobre cultura africana no Rio mostra como a falta de atenção e investimento em cultura por parte do governo afetou sua vida e a da comunidade inteira, especialmente durante os anos de governo Temer. Em 2017, o orçamento do Ministério da Cultura sofreu um corte de 43%, que tornou impossível a finalização de diversos projetos para o desenvolvimento do setor cultural no país.