FESTIVAL IMERSIVO DAS FAVELAS

Primeiro festival dedicado a obras imersivas de artistas e criadores negros e indígenas de periferias e zonas rurais de todo o Brasil.

2021

Uma plataforma digital onde é possível acessar gratuitamente uma seleção de obras imersivas, como a premiada “Na Pele VR”. Também acontecem debates ao vivo com importantes personalidades, ligadas a causas sociais, artes e tecnologia, além de workshops e apresentações de projetos em desenvolvimento.

ODUFIF.png
ODUFIF2.png

Em sua edição de estreia, o FIF tem como obra principal a experiência "Na Pele VR", primeiro documentário em realidade virtual interativo produzido no Complexo do Alemão, que foi selecionado para o festival europeu IDFA — Doc Lab Fórum 2019 e teve apresentação ilustre no festival South by Southwest, em Austin, no Texas. Com produção e estética afrofuturista da agência GatoMÍDIA, Coletivo Papo Reto e da produtora Sete Léguas, os participantes podem acompanhar talk shows e workshops ao vivo para aprender sobre as diferentes vertentes da realidade virtual, através de uma plataforma digital em 3D e 360°, que simula o contato presencial.

Direção executiva: João Inada
Curadoria: Thamyra Thâmara
Articulação: Raull Santiago
Produção Executiva: Luiz Borges
Realização: Gato Mídia, Sete Léguas, Coletivo Papo Reto
Apoio: Ford Foundation 
Parceria: Heinrich Böll Stiftung, Oak Foundation